
Em alinhamento com a COP 30 que é realizada em Belém (PA), a COP Pantanal irá acontecer em Cáceres do dia 10 a 12 de novembro deste ano. A COP Pantanal é uma iniciativa inédita que torna o bioma pantanal protagonista nas discussões sobre mudanças climáticas no solo brasileiro.
A COP Pantanal tem como seu maior objetivo dar visibilidade ao Pantanal nas discussões sobre clima, criar uma plataforma de diálogo plural onde reúne comunidades tradicionais, setores públicos e privados. Levar o Pantanal para as discussões climáticas, será abordado também a “Carta do Pantanal”, um agrupamento de compromissos e demandas com propostas regionais para serem idealizadas em solos nacionais e internacionais sobre o clima.
A importância desse evento acontecer em Mato Grosso Cáceres é que a prefeitura do local está mobilizada para elaborar a “Carta do Pantanal”, envolvendo pescadores, indígenas, pecuaristas, comerciantes e sociedade civil. A ideia é que essa carta seja apresentada à COP30, de modo que as demandas locais ingressem nas negociações globais.

O evento irá acontecer no dia 10 de novembro às 08h no Auditório Maria Sophia Leite, na SEMATUR, com inscrições gratuitas pelo site da UNEMAT que está promovendo o evento em parceria com o IFMT. A COP Pantanal conta com diversas interações com o público desde palestras de representantes do Ministério Público Federal (MPF), oficinas, painéis de debate, audiência pública, colaboração da carta do Pantanal e irá contar com sessões especiais da semana de biologia (SEMABIO) e jornada de ensino, pesquisa e extensão do IFMT (JENPEX).
Texto: João Vitor
Edição: Dominik Pereira
Fotos: retiradas da internet



