Intercom Centro-Oeste 2025: um recorde de participação e troca de experiências em Campo Grande
O Intercom Centro-Oeste é o maior evento de Comunicação da região, reunindo profissionais e estudantes da área de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Este ano, o Congresso aconteceu na capital sul-mato-grossense, Campo Grande, nos dias 20, 21 e 22 de maio, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e contou com um total de 503 participantes – batendo o recorde de inscrições.
Os alunos do curso de Jornalismo da Unemat marcaram presença no evento, apresentando seus trabalhos nos Grupos de Trabalho (GTs) e no Prêmio Expocom. Ao todo, o curso foi representado por 37 participantes – sendo 34 acadêmicos e 3 professores de Tangará da Serra e Rondonópolis. O professor Lawrenberg destacou a importância da participação dos alunos em eventos como este:
O evento contou com 503 inscritos e foi recorde de inscrições, afirmou a coordenadora do 25º intercom centro-oeste, Laura Sigman. Como jornalista e coordenadora do curso de jornalismo da UFMS, disse que o maior desafio foi garantir uma infraestrutura confortável para que os participantes não precisassem se deslocar pelo campus. Com mais de 50 alunos voluntários, professores e técnicos na organização do evento, esperam que tenha sido um espaço de troca acadêmica, social e cultural. Entre os voluntários, esteve o aluno do 7º semestre do curso de jornalismo da UFMS, que foi o criador da Identidade Visual do Intercom Centro Oeste 2025.
Criatividade: um olhar para as experiências visuais que marcam
#ParaTodosVerem: Fotografia tirada em frente à porta do “Auditório 1” da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Ao centro da imagem, um jovem de pele clara, cabelo cacheado e ruivo, veste uma camiseta preta do evento INTERCOM Centro-Oeste 2025, calça jeans clara e tênis preto com branco. Ele está em pé, com as mãos cruzadas à frente do corpo. Atrás dele, há um banner colorido do evento com o tema: “(Re)pensar a comunicação como campo de conhecimento, formação e práticas profissionais”, com as datas “20, 21 e 22 de maio”. O fundo do banner traz ilustrações de um ypê rosa, uma arara azul e uma onça.
O acadêmico Pedro Henrique do 7º semestre de Jornalismo da UFMS, 20 anos. Criou toda identidade visual do Intercom Centro-Oeste 2025, cuja proposta foi selecionada por um edital promovido pelo Laboratório de Design da universidade. Incentivado por amigos, Pedro submeteu sua criação e foi escolhido pelos professores. Ele explicou que sua ideia principal foi representar o estado do Mato Grosso do Sul e o campus universitário, incorporando elementos como a árvore do ipê, a capivara, a onça-pintada do Pantanal e a arara para simbolizar a fauna local. “Esses símbolos foram pensados para representar o estado e também para que a população se sentisse representada através da identidade visual”, afirmou.
Uma experiência enriquecedora para o futuro profissional
A participação dos alunos da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), resultou em 6 prêmios do Expocom 2025. Entre os premiados está a acadêmica do 4º semestre de jornalismo, Cleidijaine Gonçalves, 23, que venceu na categoria Infográfico com o tema “Participação das Pessoas Negras no Mercado de Trabalho”. Ela que não tinha perspectiva de ganhar, levou a sua produção por insistência e apoio do professor Lawrenberg. O professor, avalia a participação e interação dos alunos como positiva, devido ser um ambiente de troca e que os alunos exploram muito mais do que é falado e ensinado em sala de aula. A perspectiva do professor é que os alunos participando de eventos como esse, saem com uma visão muito mais ampla do que o futuro espera deles como profissionais.
Produção Textual/Edição de Áudio: Laís França
Entrevistas/ Mapeamento/ Edição: Delciane Santos/ Lorena Carpanezi