
A primeira mobilização dos universitários da Unemat no campus de Tangará da Serra, aconteceu na última segunda, 24. A ocasião se deu em razão de estar presente a visita da reitoria da Unemat, Vera Maquêa, onde na oportunidade a reunião apresentou as reivindicações para as melhorias que dão dignidade aos estudantes, recursos como moradia, passe livre e a implantação de Restaurante Universitário (RU) são solicitações pertinentes a serem realizadas na universidade.
O Presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Cristiano Barretos relata:

“a gente não imaginava uma mobilização tão grande”.
Avalia como positiva a adesão ao movimento por parte de estudantes de diferentes cursos. O representante estudantil, destaca ainda que, esse é apenas o primeiro de mais movimentos para atender as necessidades e solucionar os problemas apresentados. Em discurso, a reitora Vera Maquêa “parabeniza” a manifestação, porém, sem o comprometimento com as propostas para solucionar as questões apresentadas. Sendo assim, a busca por melhores condições continuará, informa o representante do DCE.
O DCE tem se posicionado como um movimento consolidado e com uma gestão transparente para a participação ativa da comunidade acadêmica. O representante reforça o compromisso do Diretório Central dos Estudantes de ser a “Voz da Unemat” no campus. Mantendo-se abertos para atender as demandas trazidas pelos estudantes.
Acompanhamento Acadêmico: O relato de uma aluna em Protesto com a Universidade
A estudante Isabela Vitória, participou da mobilização e relata a sua indignação com a falta do transporte de qualidade para os alunos e como tem sido um descaso para a direção do campus o problema. Segundo ela, nenhuma iniciativa foi tomada pelas autoridades presentes e espera que a mobilização motive outros estudantes a lutar por seus direitos e confirma a sua participação nas mobilizações futuras.
Ainda não há previsão para o atendimento das necessidades do campus de Tangará da Serra, mas os estudantes não irão esperar por muito tempo uma resposta da direção do campus ou reitoria, o representante do DCE afirma que os estudantes vão fazer acontecer por conta própria e manifesta seu apoio. Até quarta-feira, 26, não havia nenhuma resposta e até a publicação desta matéria, não houve atualizações. Os estudantes “não querem parabéns, eles querem mudança” destacou a acadêmica do curso de biologia para as autoridades presentes. E o retorno da Reitora Vera Maquêa foi apenas um discurso elaborado e não apresentou uma previsão de mudança por parte das autoridades da Unemat.
Link:https://unemat.br Link:https://www.instagram.com/dcevozesdaunemat?igsh=dzIzbWhzeXozZjc1
- Pauta: Laís França | Delciane Santo Entrev. /Grav.: Laís França| Delciane Santos
- Texto: Laís França | Delciane Santos
- Fotos: Guilherme Enrik | Irene Lopes
- Editor: Lorena Carpanezi