Por Alana Garcia da Costa e Janderson Ribeiro
A Recepção Acadêmica do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus Tangará da Serra, reuniu calouros, veteranos e jornalistas locais. As atividades ocorreram nos dias 13 (quinta) e 14 (sexta) no auditório da universidade.
O evento, organizado pela coordenação do curso e pelo Centro Acadêmico (CA), marcou o início do semestre 2025/1 com uma programação diversificada, incluindo o lançamento do livro-reportagem “Músico Noturno”, do jornalista e egresso da Unemat Jorge Félix. A recepção também apresentou as oportunidades do curso e fortaleceu a integração entre alunos e professores.

A programação, dividida em dois dias, contou com atividades que destacaram a diversidade e a potência do campo da comunicação. Na quinta-feira (13), os calouros foram recebidos com apresentações dos professores, que compartilharam detalhes sobre suas disciplinas, projetos de pesquisa e extensão. Além disso, foram abordados temas como a atuação do CA e do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e informações sobre a Etapa Centro-Oeste do Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), que este ano será realizado em Campo Grande (Mato Grosso do Sul).
Na sexta-feira (14), o lançamento do livro-reportagem de Jorge Félix contou com roda de conversa com o autor e apresentações musicais, encerrando a noite em clima de integração e inspiração.
O lançamento da obra foi um dos momentos mais aguardados da programação. O livro é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Jorge, que foi orientado pelo professor Iuri Gomes.

Publicado com recursos da Lei Aldir Blanc (nº 14.017/2020), o livro teve cópias distribuídas gratuitamente durante o evento. O autor destacou a emoção de retornar à universidade onde se formou. “Foi uma honra devolver para a Unemat e para os alunos todo o aprendizado que tive durante o curso”, disse. Além da versão impressa, o livro também será disponibilizado em formato de audiobook, ampliando o acesso à obra em diversas plataformas.
“O lançamento do livro foi inspirador, e o Jorge Félix é um exemplo de como podemos alcançar grandes conquistas após a graduação”, afirmou a caloura Oeimi Muriel
O auditório do campus teve a presença média de 150 pessoas durante as duas noites. De acordo com o coordenador do curso, Gibran Luis Lachowski, a recepção é um momento fundamental para que os alunos conheçam as possibilidades que o curso oferece. “A expectativa é sempre positiva. Queremos que os alunos tragam suas experiências e as potencializem, explorando todas as oportunidades que a área da comunicação proporciona”, destacou.

Para Oeimi Muriel Meurer Buffete, aluna do primeiro semestre de Jornalismo, a recepção superou as expectativas. “Fiquei surpresa com as informações e oportunidades disponíveis para os alunos. O lançamento do livro foi inspirador, e o Jorge Félix é um exemplo de como podemos alcançar grandes conquistas após a graduação”, afirmou.
Ao encerrar o evento, o coordenador Gibran Lachowski deixou ainda uma mensagem para os calouros: “Tenham garra, acreditem e ponham a mão na massa! Que os alunos transformem a universidade cada vez mais em um lugar de apoio e que as atuações comunicacionais se espalhem ainda mais para a sociedade”, concluiu.


















