A corrida além do esporte

A Corrida Supera promete movimentar Tangará da Serra no próximo 9 de novembro de 2025. Com percurso de 6 km, o evento destaca a corrida de rua como ferramenta de superação, bem-estar e integração social. Com taxa de inscrição de R$55,00 mais taxa de conveniência, de R$4,40 os interessados podem garantir vaga até dia 04/11 ou até o limite de vagas, de acordo com a organização.
A largada está programada para às 7h, no Colégio Adventista, localizado no Jardim Rio Preto. O percurso é acessível para corredores experientes e também para os iniciantes maiores de dezoito anos, que desejam desafiar seus próprios limites. A corrida contará com premiações em dinheiro, do 1º ao 5º lugar, e troféu do 1º ao 3º colocado.
Como o próprio nome da corrida destaca: A corrida vai além do esporte!
Com o “boom” da corrida entre 2024 e 2025, passou a ter inúmeros participantes, de várias faixa etárias e gêneros diversos. Por ser de fácil acesso e por instigar seus participantes a ultrapassarem os limites, do corpo e principalmente da sua mente.
Dália que já participou de 3 corridas e participará dessa edição da SUPERA e teve que se ausentar das pista por um tempo, por conta de acidente, e agora está de volta as pista diz que “ a gente encontra na corrida essa válvula de escape, a esperança. A corrida é além de um esporte, te ajuda descarregar o seu emocional, e se superar. Quando estou em uma corrida, minha mente me fala constantemente que não dou conta, e para eu parar, que o corpo está cansado, e é nessas horas que devemos vencer nossa mente, ser mais forte que ela. A corrida muda a percepção que estamos vivendo”

Segundo a Organização Mundial da Saúde, “ser fisicamente ativo pode adicionar anos à vida, e vida aos anos”! É comprovado cientificamente o poder da atividade física a curto e a longo prazo. A corrida melhora o bem-estar psicológico, ao liberar endorfina para os neurotransmissores, que ajudam diretamente na redução de estresse e ansiedade, muito comum nos dias de hoje. Além de tudo ajuda a superar desafios. Dália é exemplo claro, sofreu um acidente grave de moto, teve hemorragia no quadril e quase ficou paraplégica, ficou 1 ano sem correr e para ela a corrida é SUPERAÇÃO!
A cada passo dado em uma corrida é uma superação, a história de Dalia e de muitos outros corredores mostram que o esporte, vai além de movimentos, de competição e estética. Ele é uma ferramenta de transformação, saúde e esperança!
Repórter: Rayne Lopes
Edição: Mikaell Miranda