Parceria entre cursos de Jornalismo e Agronomia evidencia experiências sustentáveis no campo e o protagonismo de mulheres agricultoras.

No último sábado, dia 24 de maio, uma aula de campo reuniu estudantes dos cursos de Jornalismo e Agronomia em uma experiência única no assentamento São José, localizado na zona rural do município de Nova Olímpia (MT). A visita técnica faz parte da disciplina de Agricultura Familiar, do curso de Agronomia, ministrada pelo professor Roberto Rambo e contou com a participação de alunos da disciplina de Comunicação Rural e Comunitária, do curso de Jornalismo, ministrada pelo professor Eduardo Medeiros. O objetivo foi de aproximar os estudantes da realidade rural, por meio do contato direto com famílias que vivem, plantam e produzem no campo.
A atividade resultou de uma parceria entre os dois cursos da Universidade, permitindo aos estudantes não apenas observar as práticas sustentáveis adotadas no assentamento, mas também refletir sobre a importância da comunicação na valorização dessas experiências. Os participantes conheceram três famílias que vivem da terra e demonstram, na prática, que é possível manter um modo de vida mais saudável e conectado com o meio ambiente.
Produção com propósito e sustentabilidade
A primeira visita aconteceu na casa da agricultora Eliana, que além de ser produtora de colorau (em pó e líquido), também prepara conservas, remédios naturais e comercializa seus produtos na feira da cidade de Denise (MT), sempre aos sábados. Segundo ela, o trabalho com a terra representa não apenas uma fonte de renda, mas uma escolha de vida da qual ela é apaixonada. Enquanto o marido trabalha na prefeitura, Eliana investe tempo e cuidado em sua produção artesanal e orgânica.
A segunda família visitada foi a da dona Cenilda Barbosa, uma idosa que há sete anos vive no assentamento com o marido e a mãe, dona Efigênia, de 92 anos. O cuidado com a alimentação e o contato direto com os alimentos sem uso de agrotóxicos são, segundo ela, um dos segredos da longevidade da mãe. “Pode não ser perfeita, mas é saudável”, afirmou com orgulho ao mostrar as verduras da sua horta. No local, a família cria porcos, galinhas e patos, além de plantar para o próprio consumo.
Já dona Maria Alvina, terceira agricultora visitada, é exemplo de inovação no campo. Além de plantar o que consome e aproveitar materiais recicláveis em seu sítio, ela também encontrou no YouTube uma forma de divulgar sua rotina e gerar renda. Com bom humor e criatividade, compartilha com o público o dia a dia no campo, mostrando que sustentabilidade e tecnologia podem andar juntas.

#Paratodosverem: a imagem mostra Maria Alvina, agricultora e youtuber, vestindo blusa branca e saia jeans, em pé ao lado de um galinheiro em sua propriedade.
Experiência além da sala de aula
A aula de campo proporcionou aos estudantes uma vivência rica, permitindo compreender de perto os desafios e conquistas da agricultura familiar. O contato com essas histórias reforça a importância de políticas públicas que incentivem a permanência dessas famílias no campo e o consumo consciente de alimentos.
Para os alunos de Jornalismo, a atividade foi uma oportunidade de aplicar a escuta ativa e reconhecer o papel da comunicação na valorização de saberes locais e práticas ambientais sustentáveis. Já os estudantes de Agronomia puderam observar práticas produtivas adaptadas à realidade de pequenos produtores, reforçando o valor do conhecimento prático aliado ao técnico.
Essa vivência mostrou, na prática, como o campo pode ensinar boas lições sobre respeito à natureza, resiliência, economia e controle sobre a própria alimentação. Em tempos de crise ambiental e insegurança alimentar, a agricultura familiar se reafirma como uma alternativa viável e sustentável.
Celiane Melo, Ingridy Silva e Pedro Souza.