A Agência de Notícia Tangará(ANOTA) foi criada em 2024, em versão experimental, pelos professores Fernanda Safira Soares Campos, Gibran Luis Lachowski, Iuri Barbosa Gomes e Ulisflávio Oliveira Evangelista com o objetivo oferecer aos discentes do Curso de Jornalismo a experiência de produzir material jornalístico em um jornal-laboratório on-line. Além do cunho pedagógico, objetiva-se aproximar a universidade da comunidade externa através de pautas que dialoguem e, em alguma medida, atendam às demandas informativas dos munícipes de Tangará da Serra.
O jornal-laboratório é um ambiente de aprendizagem onde os onde alunos podem praticar e explorar as diversas possibilidades do fazer jornalístico – além de exercitar a observação das dinâmicas socioculturais, políticas e econômicas da cidade em que estão inseridos.
A Agência de Notícia Tangará (ANOTA) visa possibilitar aos alunos o exercício prático de alguns dos conteúdos ministrados em disciplinas ao longo do Curso de Jornalismo – o que estimula o pensamento crítico, a interdisciplinaridade, o diálogo interno entre docentes e fortalece a tríade Ensino, Pesquisa e Extensão.
O projeto congrega também disciplinas cujo foco é a produção textual em diálogo direto com as possibilidades estéticas e interativas próprias do ambiente virtual.
O Projeto de Extensão está institucionalizado (2025-2026) e a equipe docente é composta por Iuri Barbosa Gomes (Coordenador), Gibran Luis Lachowski, Ulisflávio Oliveira Evangelista, Eduardo Luis Mathias Medeiros e Fernanda Safira Soares Campos (Colaboradora).